O ex-ministro das Relações Exteriores do Japão Fumio Kishida foi eleito nesta segunda-feira (4) o 100º primeiro-ministro do país, após conquistar a maioria dos votos em ambas as casas do Parlamento - controladas pelo Partido Liberal Democrata (PLD), sua legenda. A expectativa é que ele nomeie os membros de seu gabinete até o fim do dia.
Kishida tem 64 anos, é considerado um político moderado e sucede Yoshihide Suga. O agora ex-premiê decidiu não buscar reeleição depois de apenas um ano no cargo. Suga foi criticado pela condução da pandemia, realização da Olimpíada e pela queda do PIB (Produto Interno Bruto) do país e assim viu sua popularidade cair ao longo do mandato.
O PLD é considerado favorito para as eleições legislativas de novembro, mas a rede de televisão japonesa NHK afirma que Kishida pretende dissolver o Parlamento e adiantar o pleito para 31 de outubro.
Leia também: Senador Randolfe Rodrigues desloca ombro após tentar defender um pênalti; Queiroga volta ao Brasil após cumprir quarentena em Nova York
REDES SOCIAIS