Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

Sob o comando de Vera Magalhães, o Roda Viva desta segunda-feira (4) recebeu a médica e pesquisadora Sue Ann Costa Clemens. À frente do primeiro mestrado de vacinologia do mundo, ela avaliou o uso de imunizantes contra a Covid-19 produzidos com vírus inativado e opinou sobre a vacinação heteróloga, com doses de fabricantes diferentes.

Questionada sobre a eficácia de vacinas inativadas, Sue Ann afirmou que todos os imunizantes disponíveis contribuíram para frear a pandemia. Apesar de considerar a queda na proteção contra a doença com este tipo de vacina, a médica argumentou que, caso seja comprovado pela ciência, será possível reforçar a imunização com a combinação de doses de marcas distintas.

Leia também: Cidade de SP registra falta de AstraZeneca em 90% dos postos de vacinação nesta segunda (4)

“Também vemos na literatura a utilização de vacinas de plataformas heterólogas. Então, se você tem uma imunização primária com vacina inativada, como é que a gente melhora isso, como é que a gente dá um reforço com um nível muito elevado? Com uma vacina heteróloga, e é isso que estamos buscando no nosso estudo”, explicou.

A pesquisadora ainda ressaltou que, antes, é preciso analisar em que circunstâncias os imunizantes com vírus inativado apresentam de fato redução na eficácia. “A gente tem que ter esse leque de opção para saber o que fazer, como agir, em vigência das situações que nos são impostas. [...] temos que ter evidências científicas para poder montar uma estratégia de saúde pública”, frisou.

Sue Ann também foi indagada se julga válidas as atuais negociações para compras futuras de vacinas inativadas. A médica afirmou que é preciso levar em conta os resultados das pesquisas sobre a eficácia desses imunizantes, bem como a duração da autorização para o uso de vacinas de outros tipos.

“Em relação a que vacinas comprar, eu acho que vai depender muito desses tipos de resultado, mas também do aspecto regulatório, porque, se a gente observar, dependendo de país para país, o uso emergencial expira, caduca. Acho que isso é um aspecto muito relevante na compra de futuras vacinas também”, alertou.

Leia mais: Brasil registra 204 mortes por Covid-19 em 24h e ultrapassa os 598 mil óbitos na pandemia

Assista ao trecho:

Participaram da bancada de entrevistadores Constança Tatsch, repórter de saúde do jornal O Globo; Mariana Varella, jornalista de saúde e editora-chefe do portal Drauzio Varella; Maria Manso, repórter da TV Cultura; Matheus Meirelles, videorrepórter da CNN Brasil; e Sabine Righetti, jornalista doutora em política científica, pesquisadora da Unicamp e coordenadora da Agência Bori.

Assista ao programa na íntegra:

O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.