Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

A partir desta sexta-feira (8), a Secretaria de Transporte Metropolitanos (STM) do governo paulista vai iniciar o encerramento gradual das bilheterias físicas nas estações de Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O processo vai começar com a redução do horário de funcionamento das bilheterias das estações Belém, da Linha 3- Vermelha do Metrô, e Granja Julieta, da Linha 9- Esmeralda da CPTM.

As bilheterias dessas duas estações vão funcionar apenas das 6h às 10h e das 16h às 20h. A partir da próxima sexta-feira (15), as bilheterias nesses locais terão as atividades definitivamente encerradas. O calendário com a desativação dos guichês em outras estações ainda não foi divulgado.

A medida faz parte de um processo de digitalização dos meios de pagamento para o transporte público na região metropolitana. Segundo a gestão estadual, o intuito do fechamento das bilheterias, que tem previsão de término para até o fim do ano, é simplificar a rotina dos usuários e economizar R$ 100 milhões anuais.

Os bilhetes poderão ser comprados por canais digitais (pelo aplicativo TOP ou pelo WhatsApp com pagamento por PIX), nas máquinas de autoatendimento dentro das estações ou em estabelecimentos comerciais no entorno das estações. O Bilhete Único e o BOM continuarão funcionando normalmente, bem como os bilhetes de papel.

Nos primeiros 30 dias de mudança na venda das passagens haverá uma equipe de reforço para orientar os usuários. A secretaria também promete que haverá orientações nas plataformas digitais para compra, além de comunicação nas redes sociais e por SMS. Ainda de acordo com o órgão, 2 mil estabelecimentos já estão cadastrados para vender bilhetes ao redor das estações e a projeção é chegar a 6 mil postos até o fim de 2022.

Saiba onde e como comprar os bilhetes:

WhatsApp oficial TOP: (11) 3888-2200. Compra de até 5 bilhetes por transação. Forma de pagamento: PIX.

Aplicativo TOP (Android e IOS). Forma de pagamento: crédito, débito (consulte no app as bandeiras aceitas).

Máquinas de autoatendimento. Forma de pagamento: débito.

Estabelecimentos comerciais parceiros (no entorno das estações). Forma de pagamento: débito, crédito, dinheiro (consulte no local a forma aceita).

Os estabelecimentos parceiros que fazem a venda do Bilhete Digital QR Code podem ser consultados no site e são sinalizados com materiais de comunicação "Aqui tem TOP".

Leia também: Nobel da Paz vai para jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov por defesa da liberdade de expressãoCaixa libera saques e transferências da 6ª parcela do auxílio emergencial a nascidos em maio