Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Assim como no Senado Federal, alguns estados abriram uma CPI para apurar a forma como o poder Executivo conduziu a pandemia. No Rio Grande do Norte, um dos principais focos da investigação é a compra irregular de respiradores. Um dos investigados é Carlos Eduardo Gabas, ex-ministro da Previdência dos governos Lula e Dilma Rousseff.

Na última quinta-feira (14), a CPI quebrou o sigilo telefônico, telemático, bancário e fiscal de Gabas após pedido do deputado Kelps Lima (Solidariedade). De acordo com o parlamentar, essas informações serão fundamentais para aprofundar a investigação. A principal suspeita é que o negócio foi feito, mas os respiradores não foram entregues.

Em 2020, o Consórcio Nordeste comprou 300 respiradores por um valor de R$ 48 milhões da empresa Hempcare Farma. Em depoimento, Cristiana Pestes Taddeo, dona da empresa, disse que não entregou os respiradores devido a problemas que teve com um fabricante chinês.

Taddeo também afirmou que Gabas a telefonou no ano passado falando que precisava de 30 respiradores para a cidade de Araraquara, mas a prefeitura não tinha dinheiro para comprar. Para a empresária, “estava implícito um pedido” e ela se dispôs a fazer uma “doação”. O ex-ministro negou qualquer tipo de irregularidade.

Leia também: China fez voo de teste de novo míssil hipersônico militar, segundo jornal

No início de outubro, Gabas foi a CPI prestar depoimento, mas permaneceu em silêncio devido um habeas corpus para não responder a perguntas que pudessem o incriminar.