Nesta segunda-feira (18), a prefeitura do Rio de Janeiro publicou no Diário Oficial do município a liberação da lotação máxima em teatros, cinemas, centros comerciais e eventos. Pelo texto, o uso de máscaras nesses locais continua obrigatório.
O prefeito Eduardo Paes (PSD) já tinha adiantado a novidade neste domingo (17). "Amanhã sai publicado um decreto em que a Secretaria de Saúde determina o fim da restrição que se tinha para salas de teatro e de cinema, entre outros espaços, que agora poderão ter a ocupação completa", disse durante a reinauguração do CineCarioca Nova Brasília, no Complexo do Alemão.
Com o novo decreto em vigência, poderão funcionar com 100% da capacidade de público as atividades localizadas dentro de shoppings, centros comerciais e galerias de lojas, além de outros estabelecimentos. Porém, o texto manteve a proibição de boates, danceterias e salões de dança. Jogos com público podem ter até 50% da capacidade do estádio ou do ginásio.
Confira a seguir os locais com capacidade máxima liberada na capital fluminense:
- Shopping centers;
- Centros comerciais e galerias de lojas;
- Museu;
- Biblioteca;
- Cinema;
- Teatro;
- Casa de festa;
- Salão de jogos;
- Circo;
- Recreação infantil;
- Parque de diversões, temáticos e aquáticos;
- Pista de patinação;
- Entretenimento;
- Visitações turísticas;
- Aquários;
- Jardim zoológico;
- Casas de espetáculo e concerto;
- Drive-in;
- Feiras e congressos;
- Exposições;
- Quaisquer eventos autorizados.
Segundo a prefeitura, a liberação de 100% da capacidade nesses locais é a primeira etapa de um plano mais amplo de reabertura. A segunda fase, que é a dispensa do uso de máscara na rua, está prevista para o dia 26.
Leia também: Covid-19: São Paulo aplica 3ª dose em profissionais de saúde e idosos com mais de 60 anos; Beneficiários do Bolsa Família começam a receber a 7ª e última parcela do auxílio emergencial
REDES SOCIAIS