Em uma operação no último sábado (23), a polícia e o exército colombiano capturaram um dos traficantes mais procurados da Colômbia, Dario Antonio Úsuga, mais conhecido como Otoniel. O governo do presidente Ivan Duque anunciou neste domingo (24) que pretende extraditar o traficante para os Estados Unidos.
Leia mais: Primeiro-ministro do Sudão é mantido em prisão domiciliar por militares
Úsuga, de 49 anos, era líder do Clã do Golfo, que se define como Autodefesas Gaitanistas da Colômbia (AGC), uma gangue que surgiu após a desmobilização de paramilitares em 2006. O grupo de narcotraficantes tem em média 3.000 integrantes e atua em todos os municípios do país.
O presidente da Colômbia comemorou a captura do traficante. ‘’Otoniel não estava apenas na lista dos mais procurados por tráfico de drogas e recrutamento, mas também por abuso de menores’’, concluiu o presidente.
O Ministro da Defesa, Diego Molano afirmou em entrevista ao jornal El Tiempo que a ordem de extradição para os Estados Unidos está em curso e que esse é o destino para todos que cometem delitos transnacionais. Segundo ele, quase 30% do total das toneladas de cocaína que saem da Colômbia são do Clã do Golfo.
Leia também: Facebook e Instagram derrubam live em que Bolsonaro associa Aids à vacina da Covid
REDES SOCIAIS