Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Nasa
Reprodução/Nasa

A agência espacial norte-americana, Nasa, vai lançar o telescópio espacial James Webb (JWST, na sigla em inglês: James Webb Space Telescope), no dia 18 de dezembro. Webb será uma complementação de Hubble, o telescópio mais famoso da agência, em órbita há 31 anos.

O lançamento permitirá aos astrônomos enxergar o Universo que não era possível de ser visto até então. Considerado um grande observatório espacial, ele é capaz de ver estrelas, galáxias e exoplanetas no espaço. Seu espelho primário é quase 3 vezes maior do que o do Hubble, 6,5m de diâmetro. Além disso, Webb tem visão em infravermelho, tipo de radiação incompatível com o primeiro telescópio. O novo telescópio ficará a 1,5 milhões de km, em um ponto chamado Lagrange Terra-Sol L2.

De acordo com a agência espacial, o telescópio vai "alterar de forma fundamental o nosso entendimento sobre o universo", sendo considerado "um momento Apollo", em referência às missões que levaram o primeiro homem à lua em 1969. A previsão de duração da missão é de pelo menos 5 anos e meio após o lançamento. Webb teve o custo de US$ 10 bilhões - cerca de R$ 56,2 bilhões.

Leia mais: Concessão da Via Dutra vai a leilão nesta sexta-feira (29);Aras abre investigação preliminar para apurar acusações da CPI contra Bolsonaro