Hoje, a alimentação é motivo de discussões que podem levar até a manifestações, como aconteceu na Europa, onde grupos veganos passaram a se vestir cobertos de sangue em frente a açougues como protesto pelas mortes dos animais. A edição do Linhas Cruzadas desta semana debateu se o que você come define quem você é.
Pondé e Thaís conversaram sobre essa ideologia alimentar. O filósofo explicou que muitos ideais do veganismo são inspirados no livro “Libertação Alimentar”, de Peter Singer. Na obra, o autor cita o conceito de “especismo”, no qual os humanos se consideram melhores que os outros animais e, por isso, se alimentam deles.
Leia mais: "É coisa de rico", diz Pondé sobre interdições alimentares
Ainda segundo o filósofo, esse conceito é autoritário e esse autoritarismo é visto nos ativistas. “Vegetarianos e veganos têm a autopercepção de que eles são mais puros, moralmente superiores, porque eles não participam da violência contra os animais”.
Veja o trecho completo:
Leia também: “Comida e sexo são duas taras das religiões”, afirma Pondé no Linhas Cruzadas
Assista ao programa na íntegra:
Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.
REDES SOCIAIS