Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Fellipe Sampaio/SCO/STF
Reprodução/Fellipe Sampaio/SCO/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter a suspensão das emendas de relator, Cármen Lúcia, Roberto Barroso, Edson Fachin, Ricardo Lewandowski, Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Dias Toffoli acompanharam a decisão de Rosa Weber, contrária à execução das emendas. Gilmar Mendes e Nunes Marques votaram a favor da continuidade dos repasses.

Conhecidas como “orçamento secreto”, as emendas de relator permitem a distribuição de recursos para deputados e senadores. Os parlamentares decidem o destino do dinheiro, sem critérios ou meios para garantir a transparência.

Leia Mais: Entenda as diferenças entre Mensalão e Orçamento Secreto

A decisão monocrática que suspendeu o orçamento secreto aconteceu na última sexta-feira (5), quando Rosa Weber atendeu ações do PSOL, do Cidadania e do PSB.

A votação no plenário virtual vai até às 23h59 desta quarta-feira (10). Até o prazo, os ministros podem pedir vista (mais tempo para análise), mudar o voto ou solicitar que o tema seja analisado no plenário físico.

Em seu voto, Weber afirmou que o orçamento secreto é "uma medida de privilégio individual". “Cuida-se de uma rubrica orçamentária envergonhada de si mesma, instituída com o propósito de esconder por detrás da autoridade da figura do relator-geral do orçamento uma coletividade de parlamentares desconhecida, favorecida pelo privilégio pessoal de poder exceder os limites de gastos a que estão sujeitos no tocante às emendas individuais", escreveu.

Leia Também: Ministra Rosa Weber suspende execução das emendas do "orçamento secreto"