Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução: TV Cultura
Reprodução: TV Cultura

O programa Opinião desta quarta-feira (10) falou sobre a pecuária e o desmatamento no Brasil. A edição recebeu o advogado e diretor executivo do Instituto Escolhas, Sergio Leitão, o engenheiro agrônomo e coordenador do Rally da Pecuária, Maurício Palma Nogueira, e o co-fundador e Diretor Financeiro e de Governança da Pecuária Sustentável da Amazônia S/A (PECSA), Laurent Micol.

A apresentadora Andressa Boni perguntou aos convidados qual a relação direta entre o setor pecuário e o desmatamento.

Sergio Leitão informou que essa relação existe porque 90% do que se desmata na Amazônia é convertido em pasto, mas, segundo ele, essa situação é reversível. O diretor do Instituto Escolhas apontou possíveis mudanças para melhorar esse número:

“A gente pode financiar quem não precisa mais desmatar, pois já está operando em áreas que foram desmatadas para fazer sua produção. Vamos apoiar o produtor de verdade. A segunda questão é que temos que melhorar a tecnologia e temos isso na Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). É isso que vai garantir uma carne mais barata no açougue e que a produção brasileira exportada não sofra mais os questionamentos que hoje sofre por estar aliada ao desmatamento e a práticas que desrespeitam os direitos humanos”, explicou Sergio.

Leia mais: Manifestantes contra o Sampaprev tentam invadir Câmara de SP e polícia usa bombas para dispersar

Ainda de acordo com o diretor, o Brasil tem 90 milhões de hectares desmatados e não é necessário desmatar mais a Amazônia para produzir.

Maurício Palma concorda quanto à ligação entre o desmatamento e a pastagem, mas o engenheiro agrônomo acredita que o pecuarista que trabalha de maneira correta é prejudicado pelo desmatamento ilegal. “A gente tem que punir a ação ilegal, mas normalmente essa responsabilidade cai sobre a pecuária e a culpa é da sociedade”, afirmou.

Leia também: Preto Zezé e Thiago Vinicius participam do Estação Livre nesta sexta-feira (12)

Assista ao programa na íntegra: