A pandemia impactou na alimentação de milhares de brasileiros e fez a fome aumentar, mas, ao mesmo tempo, aumentou o número de projetos sociais que garantem o mínimo de segurança alimentar para os mais necessitados.
O Estação Livre desta semana exibiu reportagens sobre iniciativas que ajudam a diminuir a desigualdade social do país. O programa foi até a ocupação 9 de julho mostrar a campanha “Lute como quem cuida”, que ajuda na alimentação de pessoas carentes.
Leia mais: Pobreza menstrual: Iniciativa fornece kits de higiene para mulheres em situação de vulnerabilidade
O projeto, localizado no centro de São Paulo, conta com um restaurante físico, que tem verba destinada às doações. A líder comunitária Carmen Silva explica:
“O propósito da Cozinha é de cunho social e não comercial. Nós já beneficiamos mais de 10 mil famílias desde o ano passado [...] Quando você almoça presencial ou pede um delivery, você está alimentando dois na comunidade. É o mesmo almoço, o que você come aqui, a pessoa na comunidade come igual”.
Diversos chefs renomados já passaram pelo projeto, como Rodrigo Oliveira e Cacá Vicente. Quem também contribui é o chef Toshi Akuta, que destaca a importância de ajudar o próximo. “O importante é cada um fazer sua parte, ainda mais em um país, hoje, que tem muita gente passando fome, passando necessidade. A pandemia acabou com o sonho de muita gente também, né?”, comentou Toshi.
Veja a matéria completa:
Assista ao programa na íntegra:
O programa Estação Livre é apresentado pela jornalista e empreendedora Cris Guterres, considerada pela revista Forbes uma das criadoras de conteúdo mais inovadoras de 2020. Feita por uma maioria de mulheres pretas, a atração tem a missão de valorizar a cultura negra, a rica diversidade do Brasil e trazer a sociedade para repensar e ajudar a reconstruir um país mais justo para todos.
REDES SOCIAIS