Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Nasa
Reprodução/Nasa

A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) lançou às 3h21 (horário de Brasília) desta quarta-feira (24) uma sonda com a missão de alterar a trajetória de um asteroide.

O evento foi transmitido em tempo real pela agência espacial norte-americana. A sonda Double Asteroid Redirection Test (DART), que estava no foguete Falcon 9, da SpaceX, foi lançada da Terra em uma velocidade de aproximadamente 25 mil quilômetros por hora.

Tudo não passa de um teste, que tem o objetivo de mostrar como evitar uma catástrofe desse tipo, caso haja a possibilidade. Pelo menos nos próximos 100 anos, não existe a possibilidade de um asteroide atingir o planeta, de acordo com a Nasa.

Leia mais: Diretora da OMS afirma que o mundo está entrando na 4ª onda da Covid-19

USP está entre as 90 faculdades mais bem vistas por empregadores em todo o planeta

Em nota, a agência destaca que é “a primeira missão em escala real do mundo para testar a tecnologia para defender a Terra contra possíveis asteroides ou cometas”.

“O DART mostrará que uma espaçonave pode navegar autonomamente até um asteroide alvo e colidir intencionalmente com ele - um método de deflexão chamado impacto cinético. O teste fornecerá dados importantes para ajudar a se preparar melhor para um asteroide que pode representar um risco de impacto para a Terra, caso algum seja descoberto”, completa o texto.