Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução: Tv Cultura
Reprodução: Tv Cultura

A edição desta quinta-feira (25) do Linhas Cruzadas debateu os ideais da direita brasileira. Thaís Oyama e Luiz Felipe Pondé diferenciaram políticas liberais das conservadoras.

Leia mais: Linhas Cruzadas explica como a polarização empobrece o discurso político

Para o filósofo, poucos representantes da direita são liberais nas questões individuais, como o casamento gay. Ele acredita que esse papel fica concentrado na esquerda, enquanto os partidos de direita focam na parte econômica do liberalismo.

Porém, Pondé acredita que em um contexto geral, o ex-presidente Lula seja mais conservador que o atual presidente, Jair Bolsonaro.

Segundo o filósofo, isso se deve às estratégias políticas. “Eu já escrevi que acho o Lula muito mais conservador que o próprio Bolsonaro [...] Se você analisar, as tentativas do Lula de trazer o Alckmin para perto dele são claramente o petista tentando se oferecer como conservador, sendo a opção de centro. O Lula é alguém que pode trazer os investimentos de volta. Apesar de toda a tragédia histórica do PT, ele pode aparecer em embate com o Bolsonaro como uma opção menos traumática”, afirmou.

Thaís pontuou que o governo foi favorável às rupturas, pois mais atacou as instituições do que conservou.

Veja o trecho completo:

Leia também: “O Bolsonaro fez um grande serviço ao PT”, afirma Pondé

Assista ao programa na íntegra:

Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.