Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

O ex-procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol disse, em entrevista ao Flow Podcast publicada na segunda-feira (29), que o PowerPoint feito sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2016 foi um "erro de cálculo" dos procuradores da operação.

"Aí a gente faz a entrevista coletiva do Lula. A gente já tinha feito 'n' entrevistas anteriores, usando lá apresentações, PowerPoints. A gente já tinha feito várias anteriores, só que não tinha tido aquela repercussão", afirmou.

"Erro de cálculo nosso… Foi um erro de conta nosso sobre o modo que pode ter gerado uma interpretação equivocada por parte da sociedade, mas a nossa intenção era de fazer exatamente o que a gente tinha feito em casos anteriores", completou.

"A gente sempre tentou ser didático. A gente não acha que a pessoa tem que ter feito direito para entender de corrupção... a gente quer ser simples e levar informação simples para que a pessoa entenda qual é o problema e qual é a solução", disse.

O então chefe da força-tarefa ficou marcado pela apresentação na qual listava fatores que indicavam que o petista havia chefiado o esquema de corrupção na Petrobras. 

Com transmissão ao vivo, a apresentação foi alvo de críticas e se tornou um meme nas redes sociais. Usuários levaram os termos “PowerPoint” e “PPT” aos Trending Topics do Twitter na época, alegando erros gramaticais e ausência de evidências sólidas.

Lula chegou a denunciar ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) a apresentação feita pela força-tarefa da Lava Jato, acusando Deltan e os procuradores Roberson Pozzobon e Júlio Noronha de abuso de poder e de expor o ex-presidente e a ex-primeira-dama Marisa Letícia a constrangimento público. O MP arquivou o processo.

Leia também: Cantor é barrado em restaurante: “Não é um lugar frequentável, é um lugar racista"Prazo para solicitar a reaplicação do Enem 2021 termina nesta sexta-feira (3)