A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo confirmou nesta quarta-feira (15) mais sete casos de Covid-19 da variante Ômicron. Todas essas pessoas tiveram contato com uma pessoa infectada e foi identificada no último sábado (11). Com essas confirmações, o estado acumula 13 contaminados no total.
Por estar restrito a estes contatos e por estar em curso a investigação quanto a deslocamentos internacionais de demais contaminados, o cenário ainda não pode ser considerado de transmissão comunitária.
A Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) estadual, mantém o monitoramento do cenário epidemiológico em todo o território do estado.
O Brasil é um dos 77 países que relataram a variante, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Logo que foi descoberta, a cepa foi apontada pela OMS como uma variante “de preocupação” por seu potencial de transmissão. Na última segunda-feira (12), o Reino Unido confirmou a primeira morte.
Leia também: Caso fosse um país, São Paulo estaria em terceiro no ranking mundial de vacinação
Mesmo que a ômicron seja menos mortal que outras mutações do vírus original, a vacinação contra a Covid-19 é necessária para frear o número de contágios e mortes e passar pela pandemia.
REDES SOCIAIS