O Instituto Butantan iniciou a produção da nova vacina contra a gripe para ser utilizada pelo SUS em 2022. Novidade do novo imunizante é que ele é trivalente, ou seja, trará proteção contra os vírus H1N1, H3N2 (do subtipo Darwin) e a cepa B.
"Já produzimos 100% do IFA do H1N1 em setembro. Estamos em vias de terminar o IFA da cepa B e em janeiro começamos a produzir o IFA do H3N2. Na primeira quinzena de fevereiro está previsto o início das formulações e do envase", explicou Ricardo Oliveira, diretor de produção do Instituto Butantan.
A vacina será produzia em uma fábrica do próprio Butantan, que produz separadamente os IFAs (Ingredientes Farmacêuticos Ativos) das três cepas. Depois de pronto, eles são misturados em uma outra fábrica de formulação e envase.
A nova vacina será fundamental para proteger a população, já que o país sofre com um surto de H3N2. Os atuais imunizantes não protegem contra essa atual cepa.
Leia também: Companhias de cruzeiros suspendem operações no Brasil até 21 de janeiro
O Butantan produz, anualmente, 80 milhões de doses de vacina, que são ofertados para a campanha nacional de vacinação. Por ser sazonal, a vacina é modificada a cada ano, baseado nos três subtipos do vírus influenza que mais circularam no último ano no hemisfério Sul, conforme indicação da OMS (Organização Mundial da Saúde).
REDES SOCIAIS