Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução / Myke Sena - Ministério da Saúde
Reprodução / Myke Sena - Ministério da Saúde

A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidirá sobre a liberação dos autotestes para Covid-19 nesta quarta-feira (19). Em sessão marcada para as 15h, o veredicto se dá no momento em que o Brasil registra um aumento de contágios pelo coronavírus e uma alta na procura por testes.

O pedido foi realizado pelo Ministério da Saúde na semana passada. Juntos à vacinação e ao respeito às medidas de restrição e proteção, os autotestes podem ajudar a diminuir a transmissão do vírus. Isso porque aqueles com suspeita de Covid-19 não precisarão sair de suas casas para se testarem.

Leia mais: Brasil registra mais de 130 mil infecções num único dia

São Paulo segue vacinação de crianças e demais grupos elegíveis contra a Covid-19

Para o Ministério, “os autotestes podem ser realizados em casa ou em qualquer lugar, são fáceis de usar e produzem resultados rápidos”. Em nota técnica enviada à Anvisa, a pasta ressalta que a testagem “é uma estratégia adicional para prevenir e interromper a cadeia de transmissão”.

Com o resultado em menos de uma hora, os autotestes são uma “excelente estratégia de triagem”, segundo o texto. A análise em questão é realizada sobre o antígeno. Apesar de o aumento dos novos casos não se traduzir em mais mortes devido à vacinação, a alta nos números preocupa em meio ao avanço da variante ômicron do SARS-CoV-2.