Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ flickr
Reprodução/ flickr

Durante os anos, muitos autores realizaram comparações entre o Nazismo e o Comunismo, nas quais buscaram compreender se ambas ideologias eram semelhantes ou diferentes.

No século XX, a comparação entre os dois regimes foi feita sobre temas como totalitarismo, ideologia e personalidade. Ambos os sistemas políticos foram vistos em contraste com o Ocidente liberal.

Leia mais: Iraniano mata a esposa de 17 anos e anda pela rua com cabeça decapitada

O Comunismo é uma ideologia, um movimento político, filosófico, social e econômico cujo objetivo final é estabelecer uma sociedade comunista, ou seja, um país igualitarista, sem divisão de classes sociais, do dinheiro e do estado. Esta ideologia é uma forma específica de socialismo.

Em contrapartida, o Nazismo ficou marcado pelos seus ideais antissemitas, ou seja, o preconceito e hostilidade contra o povo judeu. Os nazistas também perseguiam, torturavam e matavam comunistas, negros, homossexuais e outras pessoas que não eram enquadradas dentro das características da chamada "raça ariana", a raça superior alemã defendida pelo Partido Nazista.

No entanto, o objetivo principal deste regime, que foi criado por Adolf Hitler, era de construir uma grande nação consolidada sob uma "única e verdadeira raça", a raça que, segundo os nazistas, era considerada a mais pura da Europa e superior intelectualmente e fisicamente a todas as outras: a raça ariana.

Então, o Comunismo é um regime que luta contra uma "elite opressora", para que todos tenham acessos a serviços, conhecimentos iguais, na teoria. Já o regime Nazista prega a preservação de uma elite, que teoricamente seria uma raça superior e por isso teria o direito de eliminar ou escravizar as outras.

Enquanto o Socialismo (que seria a "ponte" para o Comunismo, que nunca existiu na prática) é uma ideologia que envolve o sistema político e econômico mundial, o Nazismo defende abertamente o extermínio de etnias em seus ideais. Por isso, não é correto comparar os dois, pois não ocupam a mesma esfera.

Leia também: Lula tem mais intenções de voto do que a soma de seus concorrentes, diz pesquisa