Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Divulgação TV Cultura
Foto: Divulgação TV Cultura

Neste sábado (19), a TV Cultura estreia, às 20h30, o documentário original 'Energia que Transforma'. A produção da emissora paulista mostra a atuação da EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) na geração de energia elétrica em São Paulo e cidades próximas, como as da Baixada Santista. A empresa estatal tem seu surgimento nos anos 90, sendo uma das herdeiras da canadense Light, que se estabeleceu no Brasil no final do século XIX.

A reportagem especial mostra o trabalho da EMAE em todo o complexo de usinas e barragens, explica como acontece a produção de energia para abastecer algumas cidades e fala ainda sobre o trabalho da empresa na despoluição e revitalização do Rio Pinheiros e seu entorno na capital Paulista.

Leia Também: TV Cultura transmite clássico paulista pela 16ª rodada do NBB

Algumas das principais ações que tem acontecido na cidade são mostradas no documentário, como a construção das ciclovias que beiram o rio, o complexo de lazer que está sendo estabelecido na Usina de São Paulo e os testes para as usinas fotovoltaicas, de energia renovável, na Represa Billings.

Com a participação de especialistas e personalidades envolvidas nos processos de melhoria do entorno do rio, o documentário resgata também história, fala de urbanismo e aponta para as transformações do futuro.

Leia Também: Exportações do agro paulista aumentam 9,5% em 2021, segundo governo do estado