Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/unsplash
Reprodução/unsplash

Atualmente, é praticamente impossível imaginar a vida off-line, já que o ambiente virtual se tornou fundamental em inúmeros aspectos da sociedade, da comunicação aos negócios, do ensino ao entretenimento.

Por outro lado, ele também pode representar uma ameaça aos dados de qualquer pessoa conectada. Camilo Stefanelli, responsável pela marca Compaq, listou cinco dicas simples que ajudarão as pessoas a minimizarem os riscos de golpes, fraudes e invasões às suas máquinas.

1. Instalar softwares originais e confiáveis

Um dos erros mais comuns dos usuários é comprar e instalar softwares piratas que, além de não oferecerem um desempenho esperado, podem danificar o computador.

“Podemos fazer uma comparação com as peças de um carro, que quando trocadas por uma não original costumam funcionar por um tempo, mas muitas vezes apresentam problemas algum tempo depois e deixam o consumidor vulnerável. Nos casos de software e componentes de PCs, o efeito é o mesmo”, aponta Camilo.

2.Ter um antivírus ideal para o perfil do usuário

Cuidar da segurança de um PC pode ser comparado a cuidar da proteção de uma casa, e assim como a escolha de um sistema de alarme pode ser ineficiente se não for feita com cuidado, a opção por um antivírus inadequado pode deixar o usuário desprotegido e ainda ocasionar problemas piores.

Segundo Camilo, "para fazer downloads de arquivos e navegar na internet, é fundamental ter um antivírus de confiança. Não contar com esse escudo seria o mesmo que trazer um desconhecido para dentro de sua casa”.

3. Se conectar a redes Wi-Fi públicas pode ser um risco

Ao conectar o PC ou o smartphone a uma rede Wi-Fi pública, é necessário sempre ter a atenção redobrada. “Evite realizar transações bancárias, compras ou até mesmo acessar dados confidenciais em redes que não sejam seguras, como as de aeroportos, shoppings e lojas de departamento. Nestas situações os nossos dados estão ainda mais expostos”, diz Camilo

Veja imagens: Webstory: Veja cinco dicas para navegar na internet com mais segurança

4. Evitar abrir e-mails desconhecidos

Um cuidado básico para qualquer usuário de e-mail é conferir o endereço do remetente. Mensagens de origem desconhecida costumam ter domínios estranhos, links suspeitos, promessas incomuns, erros de português e até pedidos por dados cadastrais, bancários e senhas: “Se você não está familiarizado com determinado remetente, desconfie. Não clique em links aleatórios, boletos de compras que nunca fez ou acredite em ameaças sem sentido”.

5. Usar autenticação em dois fatores e sempre renovar as senhas

A autenticação em dois fatores fará com que determinado aplicativo ou programa cheque frequentemente se um acesso em curso está sendo feito pelo próprio usuário ou por alguma fonte suspeita, evitando assim que um desconhecido tenha acesso às informações de outra pessoa. “Temos que cuidar de nossas máquinas como cuidamos de nossa casa, sempre trancando a porta ao sair e tendo controle sobre quem entra ou sai dela. Além de ativar a autenticação em dois fatores, recomenda-se mudar a senha periodicamente, e não utilizar a mesma combinação para plataformas diferentes”, concluiu Camilo.