A Rússia iniciou ataques contra a Ucrânia na última quinta-feira (24), a mando do presidente Vladimir Putin. O Antonov-225 Mriya, maior avião de carga do mundo, foi alvo dos russos. A aeronave foi queimada durante um ataque no aeroporto Hostomel, próximo a Kiev.
Leia mais: Rússia e Ucrânia se reúnem em Belarus para negociações sobre conflito
A restauração da aeronave é avaliada em mais de 3 bilhões de dólares, além do tempo amplo necessário para restaurar o avião. As informações foram divulgadas pela Ukroboronprom, fabricante de armas estatal da Ucrânia.
"Os ocupantes russos destruíram o carro-chefe da aviação ucraniana, o lendário An-225 Mriya. Aconteceu no aeródromo de Antonov em Hostomel, perto de Kiev", explicou a companhia através do Facebook.
A destruição do maior avião de carga do mundo também foi confirmada por Dmytro Kuleba, ministro das Relações Exteriores da Ucrânia através das redes sociais.
"Esta foi a maior aeronave do mundo, AN-225 'Mriya'. A Rússia pode ter destruído nosso ‘Mriya’. Mas nunca poderão destruir o nosso sonho de um Estado europeu forte, livre e democrático. Vamos prevalecer!", disse Dmytro.
This was the world’s largest aircraft, AN-225 ‘Mriya’ (‘Dream’ in Ukrainian). Russia may have destroyed our ‘Mriya’. But they will never be able to destroy our dream of a strong, free and democratic European state. We shall prevail! pic.twitter.com/TdnBFlj3N8
— Dmytro Kuleba (@DmytroKuleba) February 27, 2022
Leia também: Sanções da UE ao Banco Central russo entram em vigor
REDES SOCIAIS