O embaixador brasileiro na Ucrânia, Norton de Andrade Mello Rapesta, usou as redes sociais nesta terça-feira (1º) para informar que, por razões de segurança, ele e sua equipe deixaram Kiev, capital do país. A Rússia começou uma invasão no país na última semana e já fez ataques a cidade.
O atual confronto entre Rússia e Ucrânia já é considerado o maior ataque de um país contra outro desde a Segunda Guerra Mundial.
No vídeo, ele avisa que ainda permanecerá na Ucrânia e só sairá do país quando conseguir todos os brasileiros que desejarem sair do país.
Na última segunda-feira (28), o ministros das Relações Exteriores, Carlos França, deu entrevista à GloboNews e antecipou que Rapesta deixaria Kiev e partirá rumo a Lviv.
Leia também: China entra em contato com a Ucrânia, diz lamentar conflito e pede solução diplomática
"Há várias missões diplomáticas que se mudaram pra cidade de Lviv que fica cerca setenta quilômetros da fronteira com a Polônia. Talvez nós tenhamos que fazer isso as condições em Kiev chegarem ao ponto que impeça a segurança e a capacidade de trabalho do nosso pessoal", disse França.
REDES SOCIAIS