A Marinha ucraniana afundou seu maior navio de guerra, o Hetman Sahaidachny. A decisão foi tomada após a inteligência do país descobrir uma investida russa pelo local. Como a embarcação passava por reparos e não ficaria pronta a tempo de combater as forças de Vladimir Putin, o comandante local optou por afundá-la para que ela não fosse capturada pelos inimigos.
Leia mais: Ucrânia acusa Rússia de usar o cessar-fogo para avançar no país
O Hetman Sahaidachny estava parcialmente desmontado na cidade de Mykolaiv, próxima ao Mar Negro. “É difícil imaginar uma decisão mais difícil para um bravo guerreiro e toda a sua equipe. Mas vamos construir uma nova frota, moderna e poderosa. O importante agora é resistir", disse o ministro da Defesa da Ucrânia.
Leia também: "Tentamos fazer de tudo para seguir neste caminho de paz", declara Putin
Caso os russos tentem pegar o navio para usá-lo a seu favor, será necessária uma operação demorada, o que é muito difícil em uma zona de conflito. A embarcação era a única grande que ainda pertencia à marinha ucraniana após a anexação da península da Crimeia, em 2014. O Hetman Sahaidachny poderá ser resgatado e consertado no futuro.
REDES SOCIAIS