O alto comissário da Organização das Nações Unidas (ONU) para Refugiados, Filippo Grandi, afirmou nesta sexta-feira (11) que o número de refugiados da Ucrânia já atingiu os 2,5 milhões.
“O número de refugiados ucranianos, tragicamente, chegou hoje a 2,5 milhões”, afirmou Grandi em suas redes sociais
“Também estimamos que cerca de 2 milhões de pessoas estão deslocadas dentro da Ucrânia. Milhões são forçados a deixar suas casas por esta guerra sem sentido”, afirmou o comissário.
Só em Kiev, um a cada dois habitantes já deixou a cidade. Mais de 1,5 milhões dos que partiram foram para a Polônia, de acordo com o presidente polonês, Andrzej Duda.
Mais de 110 mil refugiados também chegaram à Alemanha desde o início da invasão, em 25 de fevereiro, de acordo com o Ministério do Interior da Alemanha.
A Polícia Federal Alemã registrou 109.183 refugiados nesta sexta. Porém, devido a ausência de controle entre Polônia e Alemanha, onde vem a maior parte dos refugiados. Decorrente disso, o número de refugiados pode ser maior do que o registrado diariamente.
Leia também: Rainha Elizabeth II deve sair do palácio de Buckingham, diz jornal britânico; Separatistas pró-Moscou tomam cidade de Volnovakha, aponta Ministério da Defesa russo
REDES SOCIAIS