O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a criticar a Petrobras nesta quarta-feira (16). A empresa é alvo de críticas após reajustar o preço dos combustíveis. O chefe do Executivo afirma que a empresa cometeu “crime contra a população”. A declaração aconteceu durante entrevista à TV Ponta Negra.
“Pedimos para atrasar um dia porque estava sendo votado no Senado e no mesmo dia seria votado na Câmara um projeto de lei para recalcular o valor do ICMS em cima do diesel, bem como para zerar o imposto sobre o diesel. Resumindo, foi dado o aumento 0,90. No dia seguinte, anunciamos a redução de 0,60. Eu te pergunto, na bomba baixou os 0,60? Não. Então, por um dia, a Petrobras cometeu esse crime contra a população desse aumento absurdo no preço dos combustíveis. Isso não é interferir na Petrobras, na ação governamental. É apenas bom senso, poderiam esperar um mês", declarou.
Leia mais: Bolsonaro diz que pode substituir presidente da Petrobras
A empresa aumentou o preço da gasolina, do diesel e do gás na última sexta (11). Enquanto a gasolina sofreu um aumento de 18,8%, o valor do diesel observou uma alta de 24,9%. O Governo Federal é o principal acionista da estatal.
Bolsonaro disse na entrevista que a estatal “poderia ser privatizada” hoje. "Muita gente me critica como se eu tivesse poderes sobre a Petrobras. Para mim, é uma empresa que poderia ser privatizada hoje, ficaria livre desse problema. E a Petrobras se transformou na Petrobras Futebol Clube, onde o clubinho lá de dentro só pensa neles, jamais pensam no Brasil. Até mesmo o repasse de gás de cozinha, algo impensável, fizeram também", completou.
Durante a entrevista, Bolsonaro admitiu que pode trocar o presidente da Petrobras. Hoje a estatal é comandada pelo General Joaquim Silva e Luna
“Existe essa possibilidade [de trocar o presidente da Petrobras]. Todo mundo no governo – ministros, secretários, diretores de empresas, presidentes de estatais – pode ser substituído se não tiver fazendo um trabalho a contento. Não quer dizer que vai ser trocado ou que não vai ser trocado”, afirmou.
Leia também: Após reajuste da Petrobras, preço médio da gasolina sobe para R$ 7,49 nos postos
REDES SOCIAIS