Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Uma pesquisa feita com a população brasileira revelou que 65,5% das pessoas sofrem com algum distúrbio do sono. O problema foi identificado com maior frequência em pessoas com menos de 55 anos. Problemas psicológicos e uso excessivo de smartphones estão entre as principais causas de um descanso ruim.

O estudo foi publicado na revista cientifica Elsevier e ouviu 2.635 brasileiros em todas as regiões do país. Entre os entrevistados, 52,5% relataram que dividem a cama com alguém e outras 34,6% admitiram que têm insônia.

O levantamento também mostrou que as mulheres apresentam 7% mais risco de apresentar algum distúrbio relacionado ao sono.

Segundo Luciano Drager, presidente da Associação Brasileira de Medicina do Sono, a pandemia da Covid-19 só fez esse problema aumentar no país.

Leia também: Governo de SP iniciará aplicação da quarta dose contra a Covid-19 na próxima segunda (21)

“Com essa questão de trabalharem ou estudando em casa, as pessoas mudaram muito seus hábitos. Elas passaram a dormir mais tarde. Além disso, passaram a ter menor atividade física e ganharem mais peso. Sem dúvida nenhuma, isso também vem acompanhado, muitas vezes, de insegurança de perda de emprego, e perda de rendimento. Certamente trouxe também uma pandemia de ansiedade e que, certamente influenciou o padrão de sono dos brasileiros e da população mundial”, explicou.

Assista a reportagem completa: