O primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, afirmou nesta sexta-feira (1) que enviará veículos blindados, chamados de Bushmasters, para a Ucrânia após um pedido do presidente Volodymyr Zelensky.
Leia mais: Rússia acusa Ucrânia de ataque a um depósito de petróleo
Apesar disso, Morrison não informou quando isso ocorrerá ou quantos blindados irá enviar ao país. "Não estamos apenas enviando nossas orações, estamos enviando nossas armas, estamos enviando nossas munições, estamos enviando nossa ajuda humanitária, estamos enviando tudo isso e coletes à prova de balas", concluiu.
Durante uma videochamada na noite desta quinta-feira, o presidente ucraniano havia apelado pela ajuda da Austrália. "Você tem um veículo de pessoal armado muito bom, o Bushmaster, que pode ajudar substancialmente a Ucrânia, e outros equipamentos que podem fortalecer nossa posição em termos de armamento", afirmou Zelensky, completando que ficaria grato se os equipamentos fossem compartilhados.
Desde o começo da invasão, o primeiro-ministro australiano enviou ajuda militar e humanitária à Ucrânia e, como sanção contra Rússia, proibiu a exportação de alumina e minério de alumínio para o país.
Leia também: Tropas russas deixam Chernobyl após registros de contaminação
REDES SOCIAIS