Notícias

Maioria do STF é a favor de medidas contra o deputado Daniel Silveira

Em plenário virtual, ministros votaram a favor da decisão de Alexandre de Moraes, que envolve multa e inquérito por desobediência por parte do deputado


01/04/2022 15h47

Na tarde desta sexta-feira (1º), o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria a favor das medidas impostas pelo ministro Alexandre de Moraes ao deputado federal Daniel Silveira (União-RJ), réu no Supremo por estimular atos antidemocráticos e ameaçar instituições.

Entre as medidas, estão uma multa de cerca de R$ 15 mil pelo descumprimento do uso da tornozeleira, a instauração de um inquérito por desobediência e um bloqueio de recursos do deputado.

No STF, votaram a favor das medidas os ministros Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Edson Fachin, Rosa Weber, Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso. Ainda faltam votos de outros ministros no plenário virtual.

Leia também: Governo Federal publica portaria que desobriga uso de máscaras em locais de trabalho

A ordem de Moraes atendeu ao pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que apontou, contrariando decisão judicial, participação do deputado em atos políticos e seguia praticando "comportamento indevido contra o Estado Democrático de Direito, ameaçando e proferindo inúmeras ofensas" contra o Supremo e ministros da Corte.

Na última quinta-feira (31), Silveira colocou a tornozeleira eletrônica na superintendência da Polícia Federal em Brasília, para evitar a multa diária de R$ 15 mil.

Leia também: José Luiz Datena se filia ao PSC para concorrer a uma vaga no Senado por São Paulo

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo Federal publica portaria que desobriga uso de máscaras em locais de trabalho

José Luiz Datena se filia ao PSC para concorrer a uma vaga no Senado por São Paulo

Rodrigo Mussi tem cirurgias bem sucedidas e ex-BBB reage bem, diz família

Quem é Rodrigo Garcia, novo governador de São Paulo

Rosângela Moro deixa o Podemos dois dias após se filiar e vai para o União Brasil