Notícias

“Justiça eleitoral está sob ataque”, diz presidente do TSE

O ministro Fachin ainda destacou que a democracia está “ameaçada”


01/04/2022 16h10

O ministro Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou nesta sexta-feira (1) que a “Justiça Eleitoral está sob ataque”. A declaração aconteceu durante reunião com os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Nordeste.

“Temos à nossa frente um período turbulento. Espero que, com serenidade e sabedoria, encontremos soluções e superemos desafios. A Justiça Eleitoral está sob ataque. A democracia está ameaçada. A sociedade constitucional está em alerta. Impende, no cumprimento dos deveres inerentes à legalidade constitucional, defender a Justiça Eleitoral, a democracia e o processo eleitoral”, declarou Fachin.

Durante o discurso, o ministro contou as medidas que a corte está preparando para garantir a segurança das urnas eletrônicas para eleições de outubro:

dar especial atenção à manutenção das urnas, à convocação e treinamento dos mesários, estes que correspondem aos soldados do nosso front; observar as regras de cyber segurança; articular-se com autoridades de segurança pública, ; e realizar ações voltadas à conscientização sobre a participação feminina na política e também ao combate à violência política de gênero, que é a atual bandeira do TSE Mulheres, algo que digo com muito orgulho”, escreveu.

O ministro ainda afirmou que há chances de ataques hackers acontecerem na eleição, mas que o sistema do Tribunal está preparado para lidar.

“Há riscos de ataques cibernéticos ao TSE de diversas origens, inclusive favorecidos por nações”, disse Fachin em entrevista à Veja. “A Rússia é um exemplo dessas procedências e tem relutado em sancionar os cibercriminosos”, acrescentou.

Assista a entrevista de Edson Fachin no Roda Viva:

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Se Moro insistir em “projeto nacional”, será "impugnado”, diz União Brasil

Acidente de Rodrigo Mussi reforça necessidade do uso de cinto de segurança no banco traseiro

Integrantes do União Brasil vão pedir impugnação da filiação de Moro

Brasil ultrapassa a marca de 660 mil óbitos por Covid-19 desde o início da pandemia

"Progresso" nas negociações entre Rússia e Ucrânia é anunciado por Sergey Lavrov