As principais entidades de blocos de rua da cidade de São Paulo emitiram uma carta pública nesta segunda-feira (4) anunciando a intenção de realizar os desfiles durante o feriado de Tiradentes, em 21 de abril. Nesse período, as escolas de samba vão desfilar no Sambódromo do Anhembi.
O documento foi intitulado como “Carnaval de Rua Livre com Diversidade e Democracia” e assinado por seis entidades que representam cerca de 85% dos blocos de rua da cidade.
Os representantes afirmam que não há motivos para vetar a realização dos desfiles, já que diversos eventos e festivais de música estão acontecendo.
“Para defender a vida, nós ficamos em casa o tanto quanto foi possível nos últimos dois anos. Não colocamos o bloco na rua e cumprimos nossa responsabilidade coletiva. Nos dias atuais, o cenário sanitário parece promissor e estável. Festivais, campeonatos esportivos, eventos religiosos e de negócios estão acontecendo normalmente. O sambódromo já está com festa marcada e não há justificativa para proibir carnaval de rua livre, diverso e democrático, nesse abril de 2022”, afirmou o documento.
Leia também: Estudantes podem solicitar isenção no Enem a partir desta segunda-feira (4)
O mesmo grupo que defende os desfiles neste mês, também se colocou contra a realização do carnaval de rua em fevereiro diante da disseminação da variante ômicron.
A prefeitura de São Paulo não se manifestou sobre a realização do carnaval de rua até este momento. Além dos desfiles das escolas de samba, diversos eventos de música já estão sendo realizados, como o festival Lollapalooza.
REDES SOCIAIS