"É uma época muito desafiadora politicamente" diz Minouche Shafik
Economista faz a explicação do termo no livro 'Cuidar Uns Dos Outros: Um Novo Contrato Social’
04/04/2022 22h35
Economista Minouche Shafik é a entrevistada do Roda Viva desta segunda-feira (4).
Aos 36 anos, foi a mais jovem vice-presidente do Banco Mundial. Graduada em Economia pela Universidade de Massachusetts, com mestrado na London School Of Economics e doutorado em Oxford, também ocupou cargos de direção no Fundo Monetário Internacional, no Departamento de Desenvolvimento Internacional do Reino Unido e no Banco da Inglaterra.
Malu Delgado, jornalista especialista em Políticas Públicas e correspondente da DW Brasil, questionou a economista sobre o contrato social e a política. O termo é utilizado pela pesquisadora e representa um conjunto de normas, regras e leis políticas que governam uns aos outros na sociedade no livro 'Cuidar Uns Dos Outros: Um Novo Contrato Social’. A jornalista perguntou as dificuldades de seguir com teoria em países que vivem crises democráticas, como no caso do Brasil.
“É uma época muito desafiadora politicamente, o livro tenta identificar um jeito de salvar as democracias. As políticas de populismo e divisão são muito perigosas para as nossas sociedades. Nós precisamos exigir mais dos nossos políticos. O contrato social não envolve só políticas governamentais, mas também a divisão do trabalho de casa, a criação de filhos, as decisões sobre os cuidados dos idosos. Não é somente o estado, embora o papel do estado em propor um contrato social seja grande”, completa.
Assista ao trecho completo:
Participam da bancada de entrevistadores o jornalista Rafael Cariello, Michael França, pesquisador do Insper e colunista da Folha de S. Paulo, Thais Carrança, repórter da BBC News Brasil, a analista sênior da Economist Intelligence Unit Érica Fraga, e Malu Delgado, jornalista especialista em Políticas Públicas e correspondente da DW Brasil.
Assista ao programa na íntegra:
REDES SOCIAIS