Economista Minouche Shafik garante que o ser humano trabalhará mais e se aposentará mais tarde no futuro
Economista afirmou no Roda Viva que é inevitável que as pessoas trabalhem por mais tempo, caso contrário, o sistema de previdência ficará “inviável”
04/04/2022 23h13
O Roda Viva desta segunda-feira (4) recebeu a economista e diretora da London School Of Economics Minouche Shafik.
Vera Magalhães fez questionamentos sobre o livro da economista. Em uma das passagens, ela diz que as pessoas terão que trabalhar mais e irão se aposentar mais tarde. Shafik confirmou essa informação, caso contrário, o sistema de previdência ficará “inviável” no mundo todo. Porém, ela não garantiu quanto tempo mais.
“No livro, o que eu sugiro é que devemos associar a cidade da aposentadoria à expectativa da vida. Assim, à medida que vivermos mais, automaticamente trabalharemos mais. Pessoas em empregos mais perigosos poderiam se aposentar um pouco mais rápido, porque seus trabalhos são fisicamente perigosos”, explicou.
Leia também: “Os jovens estão exigindo um melhor gerenciamento do clima”, afirma economista
Na visão dela, países com população idoso mais baixa, como o Brasil, já deveriam trabalhar para implementar a ideia de trabalhar por mais anos. Dessa maneira, facilitaria a expectativa das pessoas quanto à aposentadoria.
A economista citou a Europa como um caso de atraso nesse processo e disse que isso atrapalhou o desenvolvimento da população.
Assista ao trecho completo:
Participaram da bancada de entrevistadores o jornalista Rafael Cariello, Michael França, pesquisador do Insper e colunista da Folha de S. Paulo, Thais Carrança, repórter da BBC News Brasil, a analista sênior da Economist Intelligence Unit Érica Fraga, e Malu Delgado, jornalista especialista em Políticas Públicas e correspondente da DW Brasil.
Assista ao programa na íntegra:
O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS