As movimentações políticas para as Eleições de 2022 já começaram. A janela partidária possibilitou a mudança de sigla para os parlamentares e, durante os 30 dias de abertura do processo, 132 políticos mudaram de legenda.
O processo natural da ação é acumular mais políticos para o partido declarado pelo presidente da República. Sem expectativas erradas, este ano o PL (Partido Liberal), ao qual Jair Bolsonaro se filiou, recebeu o maior número de novos políticos neste período, com 33 deputados, e se tornou a maior bancada da Câmara com os 75 políticos, o dobro da quantidade antes da abertura do processo.
Veja imagens: Webstory: Janela Partidária: Mudanças das bancadas
O PT aparece com a segunda maior bancada, composta por 56 deputados. Outros partidos que registraram crescimento foram o PP, que passou de 38 para 50 deputados, e o Republicanos, que registrou um salto de 30 para 45 parlamentares.
O PSB saiu de 32 deputados para 25; o PSDB caiu de 29 para 27 parlamentares na Câmara e o PDT passou de 28 para 20 deputados. O PSD e MDB registraram uma alta pequena. O primeiro de 35 deputados para 43, e o segundo de 34 para 35.
Este ano, o Centrão, que é o bloco composto por partidos que não têm agenda específica, o que o faz atender quem está no governo, apresentou um fortalecimento. A janela partidária permitiu um crescimento expressivo deste grupo de políticos.
REDES SOCIAIS