O presidente americano Joe Biden descreveu as ações da Rússia contra a Ucrânia como genocídio. A declaração aconteceu durante um discurso em Iowa nesta terça-feira (12).
"Chamo de genocídio porque ficou claro que [Vladimir] Putin está tentando acabar com a possibilidade de ser ucraniano, e as evidências se acumulam", declarou Biden.
Mesmo com a afirmação, ele disse que quem irá decidir se as ações russas são genocidas serão os tribunais. “Deixaremos os tribunais decidirem internacionalmente se isso se qualifica ou não [como genocídio], mas com certeza parece assim para mim”, finalizou.
O crime de genocídio, segundo as definições mais gerais do direito internacional humanitário, refere-se a ações que têm como objetivo destruir, no todo ou em parte, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso. Causar danos físicos ou mentais graves é uma dessas ações.
Leia também: Sérgio Camargo sugere que negros de esquerda sejam mandados à África
O crime de genocídio está na pauta de instâncias internacionais, como o Tribunal Penal Internacional (TPI), que já abriu uma investigação sobre possíveis crimes de guerra pela Rússia.
REDES SOCIAIS