O Roda Viva desta segunda-feira (18) recebe o cientista político, escritor e cronista João Pereira Coutinho.
A apresentadora Vera Magalhães questionou o escritor os motivos da “nostalgia” é tão forte entre conservadores e por que a desinformação sobre o passado é tão forte mesmo com acesso a dados. Para Coutinho, o desejo de “viver em um mundo perfeito” é comum entre reacionários e revolucionários, e isso só aumenta em momentos de instabilidade ou crise.
Leia também: "O ceticismo diz é que qualquer adoração por um político é um erro cômico", diz cientista político
“Os revolucionários sonham com um mundo melhor no futuro. Rasgando o contrato com o presente, seria possível construir algo radicalmente novo. Os reacionários são o outro lado da moeda. Eles querem fazer o mesmo corte com o presente para regredir a um tempo, que na cabeça deles, foi perfeito, onde havia segurança, respeito e os verdadeiros valores da família. Nos dois casos há uma negação da vida como ela é”, explicou.
O escritor afirmou que esses tipos de pensamento são naturais da natureza humana, mas, quando há excesso, se torna uma “falsificação da história e do tempo”.
Assista ao trecho completo:
Participaram da bancada de entrevistadores Luiz Felipe Pondé, filósofo e professor da FAAP, o analista político da CNN Brasil Alexandre Borges, Paula Miraglia, co-fundadora e diretora geral do Nexo Jornal, o professor de Relações Internacionais da UFABC Mathias Alencastro, e Paula Carvalho, editora da revista Quatro Cinco Um.
Assista ao programa na íntegra:
O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS