Roda Viva recebe nesta segunda-feira (11) o cientista político, escritor e cronista João Pereira Coutinho.
Doutor em Ciência Política pela Universidade Católica de Lisboa e também com formação em História da Arte, ele analisa temas diversos que vão da política internacional à literatura, e para isso, passa pelo universo digital e até mesmo os reality shows.
Conservador assumido, não aceita o rótulo de provocador, embora seus textos na Folha de S.Paulo e na Gazeta do Povo de Curitiba resultem em fortes reações dos leitores.
A jornalista Vera Magalhães perguntou ao cientista político sobre o governo de Jair Bolsonaro (PL), considerado por muitos como uma liderança populista. A apresentadora questionou Coutinho sobre a instabilidade política criada pelo mandatário, que mobiliza e cria ‘caos’ na sociedade.
“Isso só interessa o Bolsonaro. Tudo que ele faz, todas as declarações servem para desestabilizar a sociedade, coisa que um líder populista faz. Toda a linguagem emocional, tudo funciona para o líder populista, não para o outro. Eu lembro que na primeira eleição do Bolsonaro, as entrevistas eram inacreditáveis, eram entrevistas que o confrontaram com pautas de costumes. Líderes populistas não querem saber de pautas de costume, eles precisam ser confrontados com pautas tangíveis como economia, educação, com coisas que importam para a maioria da sociedade.
Assista ao trecho completo:
Participam da bancada de entrevistadores Luiz Felipe Pondé, filósofo e professor da FAAP, o analista político da CNN Brasil Alexandre Borges, Paula Miraglia, co-fundadora e diretora geral do Nexo Jornal, o professor de Relações Internacionais da UFABC Mathias Alencastro, e Paula Carvalho, editora da revista Quatro Cinco Um.
Assista ao programa completo:
O programa irá ao ar às 22h, na TV Cultura, site da emissora, canal do YouTube, Dailymotion, e nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS