Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ instagram @gilbertogil
Reprodução/ instagram @gilbertogil

Em 2021, a Academia Brasileira de Letras (ABL) ganhou cinco novos membros. A academia é composta de 40 integrantes, divididos entre efetivos e perpétuos. Membros perpétuos têm a associação até o fim de sua vida com a academia. Neste ano, a ABL também elegeu um novo presidente.

Quando um membro morre, significa que a academia realiza um "eleição" para a escolha de um novo integrante. O processo só ocorre após a Sessão da Saudade, uma celebração que ocorre na primeira quinta-feira posterior à data de falecimento.

A partir da solenidade, é aberto um prazo de 30 dias para os postulantes se candidatarem, por meio de carta enviada ao presidente da casa. A votação acontece 60 dias depois da declaração de abertura da vaga.

Veja os cinco novos integrantes da ABL e o novo presidente:

1 - Fernanda Montenegro

A atriz de 92 anos ocupou a cadeira 17, substituindo o escritor e diplomata Affonso de Mello Franco, que morreu no dia 15 de março de 2020. Ela é a sétima pessoa a ocupar a cadeira 17. 

A artista tomou posse na ABL em 25 de março de 2022 como "imortal". Fernanda Montenegro foi eleita em novembro do ano passado, com 32 votos, unindo a literatura da Academia com as artes cênicas.

2 - Merval Pereira

O jornalista Merval Pereira foi eleito como novo presidente da Academia Brasileira de Letras em dezembro de 2021. Merval sucederá o escritor Marco Lucchesi, que presidiu a ABL por quatro anos e não poderia mais se reeleger.

Merval Pereira era o único candidato em disputa para vaga. O jornalista montou chapa junto com a com a escritora Nélida Piñon, que concorria ao cargo de Secretária Geral, os acadêmicos Celso Lafer e Joaquim Falcão, para o secretariado, e Evaldo Cabral de Mello na tesouraria.

3 - José Paulo Cavalcanti

José Paulo Cavalcanti foi eleito como novo imortal da cadeira 39, sucedendo o ex-vice-presidente Marco Maciel. O criminalista venceu com 21 votos dos 34 acadêmicos votantes.

Cavalcanti Filho chegou a ser presidente da Empresa Brasileira de Notícias (EBN), atual Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Veja imagens: Seis novos membros da Academia Brasileira de Letras

4 - Eduardo Giannetti

O escritor, professor e economista Eduardo Giannetti foi escolhido para a cadeira 2, para suceder o lugar de Tarcísio Padilha. A disputa pela cadeira 2 teve 11 concorrentes inscritos.

Giannetti também é professor, escritor e palestrante, formado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).

5 - Paulo Niemeyer Filho

Paulo Niemeyer Filho ocupou a vaga do acadêmico, professor e crítico literário Alfredo Bosi, que faleceu no dia 7 de abril. O médico recebeu 25 votos dos 34 votos.

O profissional é diretor médico do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer e Membro do Conselho da Fundação do Câncer.

6 - Gilberto Gil

Gilberto Gil ocupa a Cadeira 20, sucedendo o acadêmico e jornalista Murilo Melo Filho, que morreu em maio do ano passado. O músico foi eleito por 21 votos. Gil superou o poeta Salgado Maranhão, que recebeu 7 votos, e o escritor Ricardo Daunt, que não obteve nenhum. 

A cadeira 20 da ABL já foi ocupada por Salvador de Mendonça, Joaquim Manuel de Macedo, Emílio de Meneses, Humberto de Campos, Múcio Leão e Aurélio de Lyra Tavares. Gil tomou posse do cargo no dia 8 de abril.