Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ TV Cultura
Reprodução/ TV Cultura

Após a família do ator Bruce Willis anunciar que a sua carreira artística estava comprometida por conta de um problema chamado afasia, muito começou a ser dito a respeito da condição.

De acordo com o dr. Rodrigo Massaud, neurologista do Hospital Albert Einstein, as afasias acontecem, geralmente, depois de danos cerebrais como lesões, por exemplo.

Leia mais: Gabriel Medina anuncia volta ao circuito mundial de surfe

“A afasia é uma dificuldade de comunicação”, explica o médico Arnaldo Lichtenstein, “isso é um sintoma que pode ter muitas doenças por trás disso”.

Lichtenstein ainda explica que essa dificuldade pode acontecer rapidamente dependendo da origem desse problema. Casos em que a piora na comunicação é mais lenta, pode ser causada por doenças degenerativas.

“A afasia por si só é a ponta de um iceberg. A má notícia é que pode ter uma coisa muito pior por baixo disso. A pessoa não se expressa direito ou por não compreender, ou por não conseguir falar”.

Leia também: Governo do AM protocola ação judicial no STF contra decreto de Bolsonaro que ameaça empregos; ‘mantemos o diálogo’

Por mais que o problema seja sério, existem determinadas condições em que a afasia é passageira e pode ser solucionada. Geralmente isso acontece em situações agudas, como um derrame, em que uma área específica é afetada.

O tratamento demanda exercícios e a recuperação dessas áreas afetadas.

Acompanhe a fala do doutor Arnaldo Lichtenstein no Jornal da Cultura: