Notícias

Moraes prorroga por mais 60 dias inquérito contra deputado Daniel Silveira

STF atendeu um pedido da PGR; Procuradoria pediu mais tempo para apurar o caso


02/05/2022 20h42

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou por mais 60 dias o inquérito contra o deputado Daniel Silveira (PTB). O processo apura violações ao monitoramento eletrônico, por meio da tornozeleira eletrônica, pelo parlamentar.

A decisão do ministro foi publicada na noite desta segunda-feira (2). O ministro atendeu um pedido da Procuradora-Geral da República (PGR), que pediu mais tempo para analisar as alegações contra o parlamentar. Silveira participou de sessões na Câmara dos Deputados sem o uso da tornozeleira eletrônica.

Leia mais: Justiça do Rio de Janeiro arquiva processo contra indulto de Bolsonaro a Daniel Silveira

“Considerando a necessidade de prosseguimento das investigações, notadamente no que diz respeito à obtenção dos dados cadastrais dos usuários dos IPs apurados, para que seja possível a apresentação dos locais físicos de onde foram feitos acessos ao sistema da Câmara dos Deputados, nos termos solicitados pela Polícia Federal”, escreveu Moraes.

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal informou ao STF que a tornozeleira eletrônica do deputado Daniel Silveira está descarregada desde há oito dias, desde 17 de abril, domingo de páscoa.

“Verificada a necessidade de serem trazidos aos autos elementos que permitissem a análise das condutas investigadas, de modo a possibilitar a atuação do Ministério Público e da Suprema Corte, foi determinada a devolução dos autos à autoridade policial para que fosse apontada, de forma minuciosa, a correlação entre todas as informações colhidas (oitiva do parlamentar, informações da SEAP/RJ e ENEL Brasil S.A e laudos técnicos) e todas as violações ao monitoramento apontadas pela Procuradoria-Geral da República a partir dos relatórios de monitoramento eletrônico”, completou Moraes.

Segundo o ministro, a PGR continuará investigando o caso. “Com realização das diligências apontadas em sua manifestação, dentre outras reputadas úteis à elucidação dos fatos e ao encerramento da apuração”.

Leia também: Após fala de Bolsonaro, Fachin diz que processo de votação é “seguro e transparente”

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça do Rio de Janeiro arquiva processo contra indulto de Bolsonaro a Daniel Silveira

Prefeitura de SP inicia operação Baixas Temperaturas, que ajuda pessoas em situação de rua no inverno

PF pede ao STF prorrogação de inquérito que investiga Silveira por violação ao uso de tornozeleira eletrônica

Brasil registra 89 mortes por Covid-19 em 24h, mas média móvel permanece acima de 100

Após fala de Bolsonaro, Fachin diz que processo de votação é “seguro e transparente”