Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

GettyImages
GettyImages

O Brasil registrou os dois primeiros casos da subvariante XQ do coronavírus. O genoma, registrado em São Paulo e sequenciado pelo Instituto Butantan, foi ocasionado após a junção das sublinhagens BA.1.1 e BA.2 da ômicron, cepa mais transmissiva do SARS-CoV-2 até o momento.

Leia mais: Brasil registra 65 mortes por Covid-19 em 24h e média volta a ficar abaixo de 100

Esse tipo de recombinação pode ocorrer quando o organismo é infectado por duas ou mais cepas de um mesmo vírus ao mesmo tempo. Por compartilharem o corpo, as linhagens podem se juntar e dar origem a um novo material genético.

Leia também: Bolsonaro veta mais um projeto que visava o investimento na cultura

Além da capital paulista, a Inglaterra e o País de Gales também registraram testes positivos para a XQ. De acordo com o sistema internacional “Pango”, que registra e classifica novas variações da Covid-19, a sublinhagem já foi registrada em 49 infecções.