O governador Rodrigo Garcia inaugurou neste sábado (7), no Museu da Língua Portuguesa, a Instalação "O Conto da Ilha Desconhecida", em homenagem ao escritor português José Saramago, cujo centenário é comemorado em 2022.
A Instalação consiste em uma barca inflável, livremente inspirada na história do livro infantojuvenil de mesmo nome. O público pode visitar gratuitamente a ocupação até 24 de julho, no Saguão B.
Leia mais: Brasil quer trazer coração de Dom Pedro I para celebrar os 200 anos da independência
Na ocasião, o governador a Fundação Roberto Marinho e a Câmara Municipal de Coimbra assinaram um protocolo de intenções para a criação do Polo Europeu do Museu da Língua Portuguesa em Portugal.
“Estamos celebrando a Semana da Língua Portuguesa com duas importantes iniciativas. Por meio de um protocolo de intenção assinado hoje vamos estabelecer um novo Polo do Museu da Língua Portuguesa para a comunidade europeia lá em Portugal, na cidade de Coimbra. E estamos celebrando, com a exposição de José Saramago, grande escritor da língua portuguesa, prêmio Nobel, e que nos inspira com a sua literatura instigante e questionadora”, afirmou Rodrigo.
O ambiente foi construído e desenvolvido pela companhia teatral Pia Fraus, que tem trajetória de performances para o público infantil. Durante o período de exposição será promovida uma série de oficinas e atividades, dialogando com a barca cênica e as temáticas abordadas no livro homenageado e outras obras de Saramago.
O projeto tem como foco as crianças e jovens, que não são considerados leitores assíduos da obra de Saramago, único autor em língua portuguesa a ganhar o Nobel de Literatura. Ele é responsável por clássicos como "A Caverna" e "O Evangelho Segundo Jesus Cristo".
Leia também: PT lança chapa de Lula e Geraldo Alckmin em SP: "única via de esperança para o Brasil"
REDES SOCIAIS