Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

O Pix bateu a marca de 743 milhões de transações realizadas de novembro de 2020 — período que foi implementado pelo Banco Central — até junho deste ano, com movimentações ultrapassando R$ 441 bilhões. 

Esse crescimento tem atraído a atenção de golpistas, que já aplicaram diversos tipos de golpe. Por isso, é importante ficar atento para evitar que seu dinheiro seja roubado. 

Confira dicas de segurança para não cair em golpes do Pix.

1. Desconfie de pedidos de Pix por WhatsApp

Os golpistas conseguem clonar contas do WhatsApp e, quando isso acontece, eles se passam por amigos/parentes e pedem que uma determinada quantia seja transferida via Pix. O recomendado é sempre desconfiar e confirmar por telefone (ou pessoalmente) a solicitação antes de enviar o dinheiro.

2. Cuidado com QR Codes falsos

QR Codes facilitam o dia a dia das pessoas — e no Pix não seria diferente. Eles agilizam o processo de transferência/pagamento e tornam tudo mais rápido, eliminando a necessidade de inserir uma chave. Mas antes de concluir qualquer transação utilizando esse método, verifique se o valor que consta no QR Code e a conta de destino estão corretos para evitar que a quantia enviada caia nas mãos de golpistas.

Veja imagens: Webstory: Dicas para evitar a fraude do Pix

3. Nunca informe sua senha

Chave Pix é uma coisa e a senha é outra totalmente diferente. Portanto, na hora de receber uma quantia, informe para a pessoa apenas a chave cadastrada no banco (CPF, e-mail, chave aleatória ou número de telefone).

Com qualquer uma dessas chaves, já é possível receber o dinheiro de forma instantânea. A senha do seu banco é única e não se enquadra como uma chave Pix, então jamais a compartilhe com alguém.

4. Utilize apenas o site e aplicativo do seu banco

Se você deseja fazer pagamentos, cadastrar uma chave ou realizar qualquer transação via Pix, utilize o aplicativo/site oficial do seu banco. No caso do app, ele pode ser encontrado facilmente na App Store ou Play Store e, normalmente, se encontra no topo da lista.

Também evite clicar em links recebidos por SMS ou e-mail, já que eles podem redirecionar você para sites falsos que vão roubar seus dados. Além disso, jamais passe informações da sua conta por telefone.