Notícias

Randolfe protocola projeto contra reajuste de 15,5% nos planos de saúde

O parlamentar quer convocar o diretor-presidente da ANS, Paulo Rebello, para prestar esclarecimento no Senado


27/05/2022 16h31

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentou nesta sexta-feira (27) um projeto de lei e um projeto de decreto legislativo contra o reajuste dos planos de saúde individual e familiar, realizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

O parlamentar justifica que o valor do reajuste é muito alto e que deve ser repensado. "É inviável que se pretenda estabelecer a cobrança dos valores majorados. Bastante mais alinhado ao princípio constitucional da tutela do consumidor e à dinâmica da própria parte mais vulnerável nas contratações seria se pensar na não cobrança desses valores aviltantes", disse.

Leia mais: Fachin pede que governo do RJ ouça sugestões para reduzir mortes em ações policiais

A ANS autorizou na quinta-feira (26) o reajuste de até 15,5% para planos de saúde individuais e familiares regulamentados. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira.

O percentual de reajuste é válido para o período entre maio de 2022 e abril de 2023. Segundo os dados da histórica da ANS, esse é o maior aumento nos planos familiares e individuais da série histórica, que foi iniciada em 2000.

Na ação, Randolfe ainda pede a convocação do diretor-presidente da ANS, Paulo Rebello, para prestar esclarecimentos sobre o reajuste no Senado

"Como consequência dessa decisão, os planos de saúde colocarão em prática imediatamente esse aumento aviltante dos valores das mensalidades. E isso sem que haja, até o momento, qualquer perspectiva real de melhora do cenário econômico e de empregabilidade no Brasil", escreveu.

Leia também: Bolsonaro diz que perdão de pena a Daniel Silveira foi “exemplo ao STF”

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Corpo do cachorro do influenciador Jezz Koz é cremado e cinzas virão ao Brasil

Bolsonaro diz que perdão de pena a Daniel Silveira foi “exemplo ao STF”

Fachin pede que governo do RJ ouça sugestões para reduzir mortes em ações policiais

Jornalista David Coimbra morre aos 60 anos, vítima de um câncer renal

Brasil doa 80 mil doses de vacinas para a República das Maldivas