Notícias

Dia Mundial sem Tabaco: Saiba quais danos o cigarro causa à saúde bucal

Segundo OMS, dependência do tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano


31/05/2022 15h55

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que a dependência do tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Mais de 7 milhões dessas mortes resultam do uso direto deste produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo.

A maioria das pessoas sabe que fumar é prejudicial para a saúde, entretanto, muitos ainda não percebem os danos para a boca, gengiva e dentes. Entretanto, a doutora em Implantodontia e coordenadora de P&D da S.I.N Implant System Bruna Ghiraldini, revela que “fumantes têm chances elevadas de desenvolver câncer na cavidade oral e doenças periodontais”.

Além disso, o fumo pode tornar a cicatrização de procedimentos dentários mais lenta, assim como, o alcatrão do cigarro pode manchar os dentes e causar mau hálito.

Leia também: Em liberdade condicional, Elize Matsunaga diz acreditar que marido a tenha perdoado pelo crime

Confira a seguir alguns dos problemas decorrentes do uso do tabaco para a saúde bucal:

1. Diminuição do olfato e paladar

    A fumaça causa um processo inflamatório permanente nos receptores de paladar e olfato. Entretanto, com a cessação do hábito, a tendência é que estes sentidos voltem à normalidade.

    2. Maior propensão à perda dentária

      Os fumantes têm maior chance de desenvolver doenças gengivais do que os não fumantes, e esse risco aumenta com o número de cigarros fumados e a quantidade de tempo fumando.

      Inicialmente, ocorre a gengivite, infecção que se desenvolve quando as bactérias ficam sob as gengivas e a placa e o tártaro se acumulam, o que resulta em gengivas inchadas, doloridas e vermelhas. Se não for tratada precocemente, a doença progride e se torna periodontite. Nesta fase, as gengivas começam a se afastar dos dentes, formam abscessos e ocorrem danos aos ossos e tecidos, o que leva à perda dentária.

      Leia também: Justiça ucraniana condena dois militares russos a 11 anos de prisão por crimes de guerra

      3. Risco elevado para o câncer bucal

      Esse tipo de câncer pode acometer a região das bochechas, língua, céu da boca e lábios, e os sintomas mais frequentes são os inchaços e caroços na região. “O vício em cigarros, cachimbos e charutos é, inclusive, a principal causa do surgimento deste tipo de câncer”, alerta.

      4. Fumar irrita os ductos das glândulas salivares

        Fumantes têm maior chance de desenvolver estomatite nicotínica, que ocorre quando o interior da boca é exposto a um calor extremo que deixa o palato branco e com aparência “rachada”. Saliências vermelhas também podem estar presentes, decorrentes dos ductos inflamados.

        5. Autoestima prejudicada

          A ação altera a pigmentação dos dentes que com o passar do tempo adquirem uma coloração amarelada que pode progressivamente evoluir para tons de cinza, marrom e preto. A situação pode impactar negativamente na vida social e profissional do paciente.

          ÚLTIMAS DO FUTEBOL

          ÚLTIMAS NOTÍCIAS

          Deputados chegam a acordo para suspender tramitação da PEC que prevê mensalidade em faculdade pública

          Concurso 2.486 da Mega-Sena é sorteado nesta terça-feira; Veja as dezenas

          Sari Corte-Real é condenada a oito anos de prisão pela morte do menino Miguel

          Comitê científico de São Paulo recomenda volta de máscara em locais fechados

          Pela primeira vez em dois meses, média móvel de casos de Covid-19 fica acima de 25 mil