Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo colocando o joelho no pescoço de um homem durante uma abordagem. Além disso, um dos homens coloca um saco com pó branco perto do rapaz para acusá-lo de tráfico de drogas.

O caso aconteceu na última segunda-feira (30) na Rua Ana Cintra, no bairro da Santa Cecília, região central de São Paulo.

As imagens viralizaram após a divulgação feita pelas páginas do Padre Julio Lancellotti. Na publicação, ele questiona a maneira como os agentes agem. É possível ouvir o homem reclamar de dor no braço e uma mulher comenta que ele estava indo trabalhar.


A Secretaria Municipal da Segurança Urbana se manifestou sobre o caso e afirmou que os agentes da GCM fizeram "uso moderado da força, a fim de preservar a segurança dos agentes e do próprio infrator", que "tentou resistir à prisão".

Apesar da explicação, todos os envolvidos no caso serão alvos de investigação da Corregedoria da GCM. O órgão vai apurar as denúncias de que os guardas agrediram o homem e teriam forjado o porte de droga. Não foi informado se eles foram afastados de suas atividades.

Leia também: “Esta casa estende os braços a toda população pernambucana e alagoana”, diz Pacheco

De acordo com a própria GCM, o homem jogou a sacola no chão e tentou fugir ao perceber que seria abordados pelos agentes de segurança. Além disso, informaram que encontraram “substâncias análogas a entorpecentes" e uma balança.