O jornalista francês Stéphane Siohan afirmou na última quarta-feira (26) que Jair Bolsonaro (PL) e Emmanuel Macron são inspirações políticas para o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
A informação foi dada durante participação de Siohan no programa “22hMax”, da emissora francesa BFMTV. “Um jornalista perguntou quais são as aspirações politicas de Zelensky e ele disse imediatamente: Macron e Bolsonaro”, afirmou Siohan. Segundo o biógrafo de Zelensky, o chefe de Estado ucraniano deu a afirmação em março de 2019, dois meses antes de assumir a presidência — durante refeição com jornalistas.
Leia também: Comissão da Câmara aprova projeto de atenção integral às vítimas da Covid-19 e familiares
Segundo a rede de jornalismo francesa, Bloomberg, Zelensky à época também destacou que Bolsonaro adotava para a contratação de especialistas para o governo. “Não sei até que ponto é possível fazer isso na Ucrânia, mas acho que é uma grande ideia”, disse o presidente ucraniano.
Leia também: Lula diz que a ignorância “não gera um estadista, ela gera um Bolsonaro
Além disso, durante o encontro com jornalistas no mesmo ano, o presidente disse que “o movimento certo traz todos os tipos de gerentes profissionais, inclusive dos [Estados Unidos], para o poder. Isso dá esperança às pessoas. Para mim, esta é uma ilustração muito vívida”. Quanto a Macron, Zelensky tem uma “admiração estética”, segundo Siohan, e respeita a forma como o presidente francês conduz a França. Também tem uma identificação etária por ambos terem nascido no fim dos anos 1970.
O jornalista Stéphane Siohan é correspondente na Ucrânia desde 2013. Junto a Régis Genté, escreveu a biografia "Volodymyr Zelensky: na cabeça de um herói".
REDES SOCIAIS