Notícias

Comissão da Câmara aprova projeto de atenção integral às vítimas da Covid-19 e familiares

Texto prevê proteção especial para as crianças e os adolescentes órfãos da pandemia


01/06/2022 13h51

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (1º), o Projeto de Lei 1820/21, que institui política de atenção integral às vítimas e aos familiares de vítimas da pandemia de Covid-19. O objetivo é assegurar a recuperação de pacientes que tenham ficado com sequelas físicas e amenizar impactos sociais.

A proposta, apresentada pelo deputado Alexandre Padilha (PT-SP), foi aprovada por recomendação da relatora e deputada Tabata Amaral (PSB-SP). Ela fez ajustes na redação, determinando ainda que a futura lei deverá promover a redução das desigualdades em todas as formas. “É uma proposta recoberta de mérito”, disse em nota divulgada pela Agência Câmara de Notícias.

Leia também: Com 180 km de extensão, maior planta do mundo é descoberta por pesquisadores na Austrália

Pelo texto aprovado, a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios deverão elaborar política específica com foco na atenção integral às vítimas da Covid e seus núcleos familiares e sociais, com enfoque na saúde, na educação e na proteção social e econômica.

A proposta prevê proteção especial para as crianças e os adolescentes órfãos da pandemia. As ações deverão assegurar o acompanhamento psicossocial e de saúde, medidas de fortalecimento de vínculos e do desenvolvimento como pessoa e acolhimento em famílias, caso não estejam no cadastro de adoção.

O texto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Leia também: Maio de 2022 registrou 3.176 mortes por Covid-19, menor número desde o início da pandemia

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TV Cultura exibe concerto de celebração dos 60 anos da FAPESP neste sábado (4)

Com 180 km de extensão, maior planta do mundo é descoberta por pesquisadores na Austrália

Maio de 2022 registrou 3.176 mortes por Covid-19, menor número desde o início da pandemia

Cerca de 400 sarcófagos e outros tesouros são encontrados no Egito

Lula diz que a ignorância “não gera um estadista, ela gera um Bolsonaro"