Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TVCultura/Thales de Lima Nascimento
Divulgação/TVCultura/Thales de Lima Nascimento

No Linhas Cruzadas desta quinta-feira (2), Thaís Oyama e Luiz Felipe Pondé vão conversar sobre a natureza. Além da visão de algo essencialmente bom e que merece ser cuidado, eles vão discutir se os clichês sobre a natureza como uma mãe que a todos acolhe fazem sentido ou não.

O programa inédito vai ao ar na TV Cultura, a partir das 22h.

Leia também: Roda Viva recebe Fernando Haddad na próxima segunda-feira (6)

“A filosofia tinha por objetivo fazer com que a natureza respondesse as perguntas que a gente precisa pra fazer com que a gente viva melhor. Então o que acontece é que a medida que a humanidade vai conseguindo ter alguns avanços técnicos e, desses avanços, consegue retirar formas melhores de vida”, diz Pondé.

Os apresentadores debatem as duas visões sobre natureza, a órfica e a prometeica, que vem desde os gregos e até hoje sustentam quase todo o debate sobre respeitar ou não a natureza.

Leia também: Jubileu de Elizabeth II: Cinco curiosidades sobre o palácio de Buckingham

Por fim, Thaís Oyama e Pondé vão discutir se tudo que é natural é bom ou se isso também é um grande clichê. “Se a morte é natural, por definição ela é boa. Nem tudo que é natural é bom”, questiona Pondé.