Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Nelson Jr./SCO/STF
Reprodução/ Nelson Jr./SCO/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) adiou mais uma vez o julgamento do marco temporal para demarcação de terras indígenas. O debate foi retirado de pauta pelo presidente da Corte, o ministro Luiz Fux.

O julgamento estava marcado para ser discutido no dia 23 de junho, mas com a decisão de Fux, a pauta não tem previsão de ser analisada pelos ministros. É a terceira vez que o STF adia a discussão sobre o tema, a suspensão aconteceu duas vezes no ano passado.

Leia mais: “O Marco Temporal afronta a Constituição e retira os nossos direitos", afirma ativista

A primeira vez aconteceu em junho, quando o ministro Alexandre de Moraes a enviou a discussão ao plenário físico. A segunda em setembro, quando Moraes pediu vista (mais tempo para analisar o caso.

O placar do julgamento segue empatado em 1 a 1. O relator, ministro Edson Fachin, votou contra um marco temporal. Nunes Marques, indicado do presidente Jair Bolsonaro (PL) à Corte, se mostrou favorável à demarcação.

O marco temporal prevê que os indígenas só podem reivindicar terras ocupadas por eles antes da data de promulgação da Constituição Federal. No entanto, instituições e organizações da comunidade entendem o projeto como inconstitucional e prejudicial ao povo.

As Terras Indígenas (TI’s) são previstas pela Constituição Federal de 1988. O artigo 231 da Carta Magna estabelece o "direito originário".

Leia também: Roda Viva recebe Fernando Haddad na próxima segunda-feira (6)