Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @VictorHespanha
Reprodução/Instagram @VictorHespanha

O engenheiro Victor Correa Hespanha, de 28 anos, deve ser tornar neste sábado (4) o primeiro turista espacial do Brasil e o segundo brasileiro a ir ao espaço.

Leia mais: Anatel vai punir telemarketing que usar robôs para fazer mais de 100 mil chamadas no dia

Ele participará de um voo da Blue Origin, empresa do bilionário Jeff Bezos, cuja decolagem está prevista para às 10h (horário de Brasília), no Texas, nos Estados Unidos. O grupo deveria ter decolado no último dia 20, mas a viagem foi adiada, após uma vistoria na aeronave.

O voo é uma espécie de "bate-volta" ao espaço, com cerca de 10 minutos de duração. Nele, o foguete alcança uma altitude máxima, cerca de 100 km, e depois cai em queda livre de volta à Terra.

Victor, que é engenheiro de produção, conseguiu seu lugar na nave após comprar um NFT (token não fungível) pela Crypto Space Agency (CSA) por R$ 4 mil. A empresa sorteou a viagem entre os compradores, e o brasileiro estava entre os sortudos.

Até agora, o único brasileiro a ter ido ao espaço foi o astronauta Marcos Pontes, que passou 8 dias na Estação Espacial Internacional, em 2006.

No caso, era um voo orbital: ele decolou da base de Baikonur, no Cazaquistão, a bordo da nave russa Soyuz-TMA, no dia 29 de março.

Leia também: Irã pede ação conjunta com o Quênia na luta contra o terrorismo e a pirataria